Blog

Educação de Qualidade

10/08/2010 14:21

O Simave – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação em 2000. É composto pelos programas de avaliação “Proalfa” e “Proeb”, ambos censitários. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais. 
Em Carmópolis de Minas, registra-se um aumento na qualidade da educação, melhoria refletida pelo desempenho nas citadas avaliações
 
Em Carmópolis de Minas, registra-se um aumento na qualidade da educação, melhoria refletida pelo desempenho nas citadas avaliações. O município aumentou sua nota em 40,7 ptos. (3,92%) de 2007 para 2008 e 56,6 ptos. (5,25%) de 2008 para 2009 em Língua Portuguesa. Com a Matemática não foi diferente: o município aumentou 37,6 ptos. (3,45%) de 2007 para 2008 e 19,1ptos. (1,7%) de 2008 para 2009.

Nas avaliações das escolas municipais merece destaque a E. M. José Flávio Batista , sob a direção de Carmen Daniela Castro e Freitas. A escola obteve um crescimento espetacular de 67,5 ptos. (38,43%) de 2007 para 2008 e de 22,6 ptos. (9,3%) de 2008 para 2009 em Língua Portuguesa. Em Matemática o aumento foi de 59 ptos. (30,94%) de 2007 para 2008 e de 5,4 ptos. (2,4%) de 2008 para 2009, tendo hoje a melhor nota do município.  

 

 

Atletas de Carmópolis de Minas participam da Maratona Internacional

09/08/2010 14:17

A 1ª Meia Maratona Internacional e 5 km de Belo Horizonte realizada em 08 de Agosto de 2010, as margens da Lagoa da Pampulha, teve atletas vindo vários lugares do mundo e de todo país, inclusive da nossa cidade Carmópolis de Minas.  A “Meia de BH”, como já é carinhosamente chamada à competição tornar BH a terceira cidade do país a ter uma prova dessa importância, juntando-se ao Rio e São Paulo.

A equipe Tartaruga participou da competição com quatro atletas este ano e já estão se preparando para a corrida rústica que acontece em Carmópolis. Antonio Rezende, Sebastião Luciano e Arnaldo Aparecido participaram da meia maratona (21.097 metros) e Ednei Maciel de 17 anos que é promessa de muitas vitórias para nossa cidade, assim como toda equipe participou da prova de 5km.

A nova prova do calendário de BH agradou competidores e o público mostrando alto nível técnico. O próprio vencedor na elite masculina, Franck Caldeira, do Cruzeiro, espera ter muito mais trabalho para repetir o feito em 2011, já que a perspectiva é de que uma legião de quenianos e o outros atletas especialistas da categoria vão marcar presença. A equipe de Tartaruga, da nossa cidade encanto vai participar novamente para dar trabalho Frank e os outros competidores.

 

Por: Rosalves Sudário

Secretário Municipal de Educação e Cultura tem nome indicado para receber prêmio em âmbito nacional

05/08/2010 14:15

 

Pela primeira vez, a Diretoria Municipal de Educação e Cultura de Carmópolis de Minas foi agraciada com o troféu Palma de Ouro, conferido às 100 melhores Secretarias de Educação do Brasil.

O Sr. Edison Vilela de Freitas foi selecionado dentre os 100 melhores Gestores Municipais de Educação do Brasil para receber o Troféu Palma de Ouro, pelo seu dinamismo nesta área.

Fatores relacionados ao desenvolvimento da Gestão Democrática, transparência pública, valorização do magistério, auxílio e implementação de programas e projetos fizeram com que o Secretário chegasse à essa imensurável conquista. É o primeiro gestor educacional do município a ser indicado para receber uma premiação em âmbito nacional.  

A Administração 2009/2012 – Compromisso e Respeito com a Vida – parabeniza todos os participantes da Equipe da Educação, que somaram forças para indicação desse prêmio.

É fato que a atual administração encontra-se com caminho correto e com perspectivas reais de superação, equilíbrio, reconhecimento, compromisso e sucesso. 

Censo 2010

03/08/2010 14:11

Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo 2010. Este trabalho, que envolverá centenas de milhares de pessoas, pretende trazer ao conhecimento da sociedade, dos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo e da realidade nos cerca de 58 milhões de domicílios do país. 

É através do Censo 2010 que saberemos quantos e como somos e de que forma vivemos. Enfim, informações que levam a uma infinidade de pautas e boas matérias! 

Este Guia, elaborado pela Coordenação de Comunicação Social do IBGE*, pretende ajudá-lo a se preparar para tais oportunidades de cobertura, trazendo as principais informações sobre o Censo: a abrangência da pesquisa, a logística na preparação do trabalho e os temas abordados nos questionários que o IBGE levará a campo entre 1º de agosto e 31 de outubro. 

Por fim, propomos uma parceria: para que o IBGE consiga tirar a “fotografia” mais nítida o possível do Brasil, é preciso informar ao público em geral sobre a importância de abrir as portas aos recenseadores – com segurança - e de que forma os resultados da pesquisa contribuirão para o exercício da cidadania. Contamos com sua ajuda na divulgação do Censo 2010. E estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Festa do Cowboy

20/07/2010 19:11

No último fim de semana aconteceu a Festa do Cowboy, no parque de Exposição Francisco Palionelli (?), de Carmópolis de Minas com rodeio, shows entre outras atrações. O evento foi realizado pela Companhia Mauro Silva e teve o apoio da Prefeitura Municipal.
A Festa começou na quinta-feira, 15 de julho com show aberto ao público da Banda Mandala e PH, na sexta foi a vez de Paula Fernandes. No sábado Di Paulo e Paulino “Os cowboys da viola” animaram a público e no domingo para encerrar foi a vez de  Marcelinho de Lima e Camargo cantarem os seus sucessos. O rodeio da Companhia Mauro Silva e a boate com os DJs Dj Kilesse, Dj Budu, MC Buiu e Dj Pertel empolgou com a galera todos os dias.
A Festa do Cowboy deste ano ainda vai beneficiar a comunidade, parte da renda será destinada á Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Carmo, para investir em melhorias no atendimento e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Carmópolis de Minas.

 

Prefeita e vice comentam dificuldades da administração.

20/07/2010 18:58

No momento da maior crise econômica do país, Carmópolis de Minas concedeu aumento salarial de 12,3%para todos funcionário públicos em abril de 2009.

 

Administrar Carmópolis de Minas e fazer aquilo que o povo espera tem sido um desafio constante. A avaliação é da prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara e do vice-prefeito, Antonio José Lara,que divulgaram um balanço sobre a situação do município e sobre diversas melhorias que ,apesar dos problemas tem sido obtidas pela atual gestão. Abaixo estão os principais trechos do balanço administrativo.

“Conseguir administrar uma dívida de quase três milhões de reais, com irregularidades administrativas: INSS, Bolsa Família, convênios, Prestações de conta desde 2004 não encaminhadas aos órgãos governamentais, obras inacabadas e sem recursos para termina-las, frotas de veículos sucateadas, entre outros muitos problemas encontrados, foram sendo aos poucos superados. E conseguimos pagar aproximadamente R$1 milhão, o que não foi fácil,”desabafa o vice –prefeito.

As dificuldades dos primeiros 6 meses da administração foram as mais dramáticas segundo a prefeita.”somente começamos a governar Carmópolis  em 16 de junho de 2009, quando foram liberadas as primeiras certidões negativas do município. Isso somente ocorreu de muitas negociações, planejamentos, contenção de gastos, e muita dedicação dos funcionário municipais e da equipe governo. O governo do estado faz a primeira liberação para o município, uma nova ambulância que integra o patrimônio da prefeitura desde 19 de junho de 2009.

Salários Maria do Carmo e Antônio José também comentaram em seu balanço as reivindicações dos funcionários públicos municipais por melhorias salariais. Procurada, a prefeitura informou que a atual administração esta cumprindo com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo em dia os salários dos funcionários,que são pagos todos dias 25, antes de terminar o mês trabalhado. O pagamento nessa data é iniciativa da prefeita.

A prefeita também falou sobre o reajuste salarial concedido aos funcionários em abril.”A atual administração concedeu 12,3% de aumento salarial para todos os funcionários em 2009, enquanto o Brasil cresceu apenas 4,5% o que fez o município estar muito próximo do índice máximo permitido por lei”, declarou a prefeita. Ainda segundo Carminha, para conceder o reajuste foi preciso que os atuais administradores driblassem problemas como a instabilidade dos repasses do FPM e ICMS, as duas maiores receitas que o município possui, os precatórios e as diversa ações trabalhistas de médicos do psf, que não receberam seus salários na gestão passada.”Tudo isso tem dificultado ao executivo conceder novo aumento nesse ano de 2010,reivindicação justa ,necessária e merecida por todos”, explica a prefeita quando questionada, sobre faixas que foram colocadas em alguns pontos da cidade com pedidos de aumento formulados pelos servidores.

Falando ainda sobre salários, a prefeita explicou em seu balanço que no ano de 2010 houve reposição da remuneração dos funcionários que recebem o salário mínimo de acordo com o índice estabelecido pelo governo federal. Maria do Carmo disse ainda que as reivindicações dos funcionários quanto a melhoria e reposição salarial estão sendo analisadas e atendidas conforme determina a legislação em vigor,somente após a Diretoria Municipal da Fazenda e Contabilidade dar garantia de que as receitas serão suficientes para manter o pagamento em dia todo dia 25 de cada mês, de fornecedores, compromissos de financiamentos e divida contraída pela gestão passada e atual.

A prefeita disse ainda que os investimentos realizados nestes 18 meses de gestão foram de extrema importância. O objetivo segundo ela, foi dar condições a maquina publica para funcionar com recursos específicos para cada área.”A recuperação de veículos sucateados, principalmente os da Educação, e da Saúde foram prioridade nesses 18 meses de administração. As condições dos mesmos colocavam em riscos a vida de centenas de estudantes, professores e funcionários municipais, observa Maria do Carmo.

Ainda de acordo com acordo com o chefe do executivo, ainda há muito que recuperar, adquirir, restaurar, equipar e organizar na prefeitura.

“Agora os investimentos estão sendo concentrados na aquisição de dois novos caminhões e uma patrol. A meta deste ano é investir na recuperação de estradas vicinais, calçamentos de ruas e construção de projetos aprovados com convênios assinados pelo município com o governo de Minas. Temos consciência de que os salários dos funcionários públicos merecem ser reajustados, pois estão defasados há muitos anos, más os encargos e obrigações da municipalidade, na condição em que a assumimos, impede-nos no momento de atender a tão merecido reajuste salarial”, conta a prefeita.

Maria do Carmo deu exemplo para ilustrar o que disse a respeito da disponibilidade de caixa.

“Se tivéssemos encontrado as financias do modo como determina a lei de responsabilidade fiscal, tranqüilamente o aumento pleiteado seria concedido com grandes chances de ser ainda maior do que o pleiteado. Só que encontramos divididas, e já pagamos R$ milhão, mais as contrapartidas de obras inacabadas. Dividas por 12 meses, isso daria R$83.333,33 mensais, o que equivale a 14,54% de aumento para todos os funcionários. Porem, os 12,5% de aumento no salário de 2009 foram equivalentes ao valor de aproximadamente R$45.000,00 por mês”, contabiliza a prefeita.

Acrescentou Maria do Carmo: ”O que fez a folha crescer e quase atingir o valor Máximo permitido por lei foi o aumento de uma equipe de PSF e o aumento de turmas no setor de Educação. Ainda há muitas dividas da gestão passada para serem liquidadas e pagas, algumas a curto ou médio prazo, assim como a longo prazo também. Tem que existir planejamento e controle das mesmas, com seriedade, responsabilidade para assumir aquilo que é permitido por lei, e principalmente para manter em dia todas as obrigações trabalhistas , salários, 13º, fornecedores e outras tantas obrigações com a manutenção da maquina administrativa. E finalizou:”As comportas do céu estão abertas para realizarmos o que há de melhor para o nosso povo carmopolitano. Abundantes bênçãos divinas estão sendo derramadas sobre todos nós! Os resultados obtidos durante o ano de 2009 e no primeiro semestre de 2010 foram maravilhosos”! Comemora a prefeita Carminha.

 

Município vai ganhar UPA 24 horas.

19/07/2010 18:54

“A saúde municipal dá um passo largo em direção ao futuro”,  com esta frase o vice-prefeito Antônio José Lara definiu a com satisfação, o  anúncio oficial da instalação da Unidade de Pronto Atendimento para assistência 24 horas à população carmopolitana.

O anúncio foi feito pela prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara junto com o Deputado Federal Bonifácio Andrada e por seu filho, o Deputado Estadual Lafaiete Andrada que intermediaram a liberação do recurso. A UPA vai ser instalada por meio de parceria do município, governo estadual e federal.

A notícia foi recebida com emoção pelo vice-prefeito. ”A UPA e, em seguida o hospital regional representam a redenção de sistema de saúde pública de Carmópolis de Minas, que luta com dificuldades e aguarda historicamente a oportunidade de receber um investimento desse porte.”, comentou Antônio José que não escondeu as lágrimas nos olhos ao falar do projeto a colaboradores.

A instalação da UPA já tem local definido segundo o vice-prefeito. ”há um terreno que foi comprado pelo município, que reúne as condições topográficas e paisagísticas adequadas a um investimento desse porte” explica. Antonio José e Maria do Carmo divulgaram um agradecimento ao Governo do Estado e ao Governo federal. ”Sem o apoio do governo do estado e do governo federal não seria possível começarmos a realizar um projeto desse porte”, disseram a prefeita e o vice.

Projeto conviver entrega mais geladeiras

19/07/2010 15:52

Na terça–feira (06/07) foram entregues mais 150 geladeiras do Projeto de Eficiência Energética Conviver, implantado pela CEMIG e o governo do estadual em parceria com o município. As geladeiras são repassadas gratuitamente a famílias previamente cadastradas pela equipe do programa, com base nas normas que regulamentam o Projeto Conviver. Além das geladeiras, o projeto também distribui gratuitamente lâmpadas, e chuveiros elétricos econômicos. Com apoio da prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara já foram distribuídas cerca de 65 geladeiras.

Prefeita obtém piscina térmica

19/07/2010 14:50

Em breve as pessoas que sofrem de reumatismo, artrite, artrose, entre outros problemas de saúde vão poder ser beneficiadas com tratamento através da piscina térmica que será instalada pela prefeitura municipal.

O projeto foi desenvolvido pela prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara (Carminha) e o vice Dr. Antônio José Lara após sugestão do médico ortopedista e traumatologista Daniel Campos de Linhares. A verba de R$100 mil reais para concretizar o projeto foi liberada pelo secretário de Esporte e Juventude, Alberto Rodrigues Lima após contato da prefeita. “As obras vão iniciar assim que o recurso for liberado”, disse Carminha.

Prefeitura consegue recursos para saúde

17/07/2010 18:45

A Prefeitura de Carmópolis de Minas conseguiu através de convênio com o Governo Estadual, recursos para a reforma do prédio Carlos Vicente Lara onde funciona o Núcleo Integrado da Saúde da Mulher e da Criança e para a aquisição de uma van que será toda equipada para funcionar como UTI móvel. O anúncio do convênio foi feito pela Prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara na semana passada. Será destinado para a reforma do núcleo R$89 mil e para a UTI móvel R$87 mil.

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>