Complexo Hospitalar de Carmópolis de Minas

 

 

                O projeto de construção de um novo complexo hospitalar em Carmópolis de Minas poderá ganhar em breve novos aliados. A prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara está promovendo uma série de contatos com lideranças políticas influentes no município e no estado com o objetivo de obter recursos para o novo complexo, considerando pela atual administração uma obra essencial e de grande importância para a qualidade de vida do município e de toda região.

Para viabilizar o novo complexo hospitalar, a Prefeitura de Carmópolis já adquiriu uma área de 45 mil metros de onde se tem visão ampla da BR-381 e de toda a área urbana da cidade. Na primeira fase será feita a terraplanagem, para a qual o município esta em busca de recursos. Para obtê-los, a Prefeita espera ajuda do senador Eliseu Resende, dos deputados federais Bonifácio Andrada, Reginaldo Lopes e Elismar Prado, Virgilio Guimarães e Odair Cunha, além dos deputados estaduais Lafaiete Andrada, Wellington Prado e outros que se dispuserem a ajudar. “Não importa o partido dos parlamentares e sim a ajuda que poderão dar: todos são bem vindos nessa união de forças em prol de Carmópolis de Minas.

                Uma das justificativas para o projeto do novo complexo hospitalar de Carmópolis de Minas está no grande numero de acidentes ocorridos na BR-381 entre o Km 557,3 e 602,1. Atualmente, vitimas de acidentes acontecidos nesse trecho são atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Carmópolis de Minas. De acordo com dados coletados pela Prefeitura junto a Polícia Rodoviária Federal, em 2008 foram atendidos 54 acidentes na Santa Casa, dos quais resultaram 69 pessoas com ferimentos leves, 20 pessoas com ferimentos graves e 8 mortos. Em 2009 foram atendidos 183 acidentes, com 79 vitimas de ferimentos leves, 12 vitimas de ferimentos graves e 5mortos. Para atender essa demanda, e à que já existe no município, existe apenas a Santa Casa, que desse modo fica sobrecarregada. A proposta da Prefeitura é fazer do Novo Complexo Hospitalar não só atendimento dos acidentes do município, mas também o da região, utilizando para isso uma estrutura a ser montada com recursos a serem liberados com o apoio das lideranças políticas. “É um projeto grandioso, porém, realista e necessário, na medida em que atende às nossas necessidades e, ao mesmo tempo, coloca Carmópolis de Minas numa posição-chave no contexto regional”, observa a prefeita Maria do Carmo. A proposta, segundo a prefeita, é fazer a construção de um novo complexo hospitalar em etapas. O primeiro Pavilhão seria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com a necessidade e disponibilidade financeira, serão edificados os demais pavilhões planejados, contando ainda com o apoio da iniciativa privada e de investidores.