Estudantes de Carmópolis lutam por auxílio transporte

07/07/2011 17:18

 

Trabalhar o dia inteiro e a noite ter que enfrentar mais de uma hora de viagem para ir estudar. Chegar a maioria das vezes só no outro dia em casa e acordar cedo e começar a tudo de novo. Está é a rotina de muitos jovens de nosso município que para serem advogados, enfermeiros, engenheiros, entre outros enfrentam está jornada diária.

Estes jovens, liderados pelo estudante de Direito da Universidade de Itaúna, David Vasconcelos,  no dia 20 de junho, solicitaram junto ao Poder Executivo, entregando as mãos da Prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara um abaixo assinado com 122 assinaturas pedindo o benefício do auxílio transporte.

Após escutar os jovens a Prefeita consultando o Diretor de Contabilidade, Sr. Emerson Leite Garcia, disse que poderia auxiliar com 25% das mensalidades, mas para isso teria que ser aprovado uma suplementação orçamentaria pela Câmara Municipal.

Já muito satisfeitos com a iniciativa da Prefeita Municipal, os jovens seguiram para Câmara em seguida, onde também tinham uma reunião sobre as diretrizes orçamentarias de 2012 e na oportunidade fariam o pedido a Câmara, para que essa disponibiliza-se ao menos os mesmos 25%, perfazendo um total de 50% das mensalidades.

 “A prefeita foi muito receptiva a nossa reinvindicação e deu apoio no que podia. Falou da importância que têm aqui também nossa UNIPAC e que é de interesse dela ajudar-nos como também ajudar a UNIPAC. Manifestamos nosso apoio e apreço a iniciativa. Já os nossos vereadores a principio foram também muito receptivos, disseram que aprovariam qualquer projeto do executivo nesse sentido e que estudariam a possibilidade do repasse dos outros 25%. Mas essa cordialidade não se permaneceu, quando fui buscar uma posição daquela casa, além de negarem o repasse alegando não terem condições orçamentarias e não ser esse prerrogativa do legislativo, disseram que pairava uma preção por parte do executivo para que se onerasse aquela casa, o que não é verdade. Argumentei que a assim como são importantes os investimentos em publicidade, homenagens e obras, sendo prerrogativa ou não do legislativo, é dever do vereador e da Câmara Municipal investir em educação, em cultura e de tal forma contribuir para o futuro de nossa Carmópolis de Minas. Eu notei uma certa insatisfação e irritação por parte de alguns, mas eu ali representava aqueles 122 alunos que entraram comigo no abaixo assinado, nós fizemos o pedido, eles apresentaram suas justificativas, validas ou não cada um dos alunos vai julgar, e negaram a ajuda. Lamento pela rejeição por parte da Câmara, mas me sinto com o dever cumprido, conseguimos os 25% por parte do Executivo e sonho ainda o dia que poderei compartilhar com os colegas universitários a ajuda de 100%. ” diz David Vasconcelos, autor do movimento.