Santa Casa, para onde vai o dinheiro?

05/08/2011 17:24

 

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Carmo recebe desde 2009 da Prefeitura de Carmópolis de Minas repasses mensais maiores que as prefeituras de Bom Sucesso, Lagoa da Prata, Candeias, entre outras. Nos últimos meses Administração 2009-2012 veem repassando a Santa Casa cerca de R$ 87.000,00 (Oitenta e sete mil reais) para prestação de serviços de saúde, em caráter hospitalar e ambulatorial de urgência e emergência. 

Com este convênio só no ano passado a Santa Casa recebeu R$ 717.029,64 (setecentos e dezessete mil e vinte nove reais e sessenta e quatro centavos). Neste ano além dos repasses mensais a Santa Casa foi beneficiada com parte da renda da Festa do Cowboy.

No acordo feito com a Prefeitura, os responsáveis pela Santa Casa tem como uma das obrigações, a prestação serviços médicos a assistência e atendimento que devem prestados por profissionais contratados, ou seja, médicos, enfermeiros, entre outros são de responsabilidade da diretoria da Santa Casa de Misericórdia a contratação para o atendimento da população.

A Prefeitura entende as dificuldades que a população veem enfrentando com a falta de médicos e outros profissionais na Santa Casa, mas não cabe a Prefeitura intervir na direção do Hospital, após alteração feita no Estatuto da Santa Casa de Misericórdia a Prefeitura não participa mais da gestão do Hospital.

A responsabilidade da Prefeitura vem sendo cumprida, com os repasses feitos mensalmente, que podem ser conferidos na prestação de contas que se encontra na Prefeitura e qualquer cidadão pode ter acesso as cópias. Para diminuir os efeitos para a população, dos problemas enfrentados pela Santa Casa, a Prefeitura veem investindo como nunca na saúde com a construção do Complexo Hospitalar, conseguiu através de convênio com o Governo Estadual, recursos para a reforma do Núcleo Integrado da Saúde da Mulher e da Criança Carlos Vicente Lara e para a aquisição de uma van que será toda equipada para funcionar como UTI móvel.

Cidadão, você merece um atendimento digno, você paga impostos e é o seu dinheiro que a Prefeitura repassa para a Santa Casa. A Santa tem administradores e um provedor, cobre deles aquilo que lhe é de direito. Se faltar médicos, medicamentos ou um bom atendimento, denuncie, participe as autoridades de nossa cidade, seja um cidadão consciente!