Histórico bibliográfico da atual Prefeita Municipal

Professora MARIA DO CARMO RABELO LARA.

 

          A Profa. Maria do Carmo Rabelo Lara, Carminha de Carmópolis, como é carinhosamente chamada e conhecida, nasceu e cresceu em uma família numerosa, no antigo Japão de Oliveira, hoje Carmópolis de Minas, “CIDADE ENCANTO”, no dia 04 de novembro de 1958, juntamente com mais 08 irmãos e é a segunda filha do casal  Ildeu Costa Rabelo e Maria Francisca Rabelo (in Memorian).

          Foi aluna da 1ª turma do Pré-escolar “Jardim da Infância BONEQUINHA PRETA” na Escola Estadual “Américo Leite”, onde concluiu o ensino primário.  Fez o Ginasial e o Ensino Médio, habilitação em Magistério, na Escola da Comunidade Padre Francisco, atual E. E. “Presidente Tancredo Neves”.      

          Carminha sempre foi muito expansiva, alegre, extremamente inteligente e talentosa. Geralmente era escolhida para declamar poesias, cantar e dançar nas atividades escolares. Desde criança já preocupava com o futuro, pois estava além de seu tempo. Gostava muito de ler e dizia que através dos livros viajava no tempo  podia compreender  e conhecer melhor   o mundo e tudo que acontecia à sua volta.

           Ainda bem pequenina, carregada nos braços por sua avó materna, Sra Maria José dos Santos,  coroava  N.Senhora na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.  Aos 04 anos, a pedido de Dr. Dute, Dr. Francisco Paolinelli, Provedor da Santa Casa, foi candidata  com outras crianças a Rainha da Boneca, cuja finalidade foi  arrecadar recursos para a  construção do hospital.

          Cursando o Ensino médio, foi eleita Presidente do Grêmio Recreativo Estudantil da Escola da Comunidade Padre Francisco, onde coordenou e mobilizou juntamente com  professores, diversas campanhas para conclusão do prédio da escola  inacabado.  Aos 14 anos, conhece o estudante de medicina, Antônio José Lara e a partir de então nunca mais separam um do outro. Foram 06 anos de relacionamento entre namoro e noivado. Depois de concluir Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Felício Rocho, Dr. Antônio retorna definitivamente à sua terra natal e cuida logo de marcar a união.

           O dia escolhido foi 27 de Setembro de 1980, e a celebração aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Nesse dia foi alegria dobrada para seus pais, Sr. ILDEU e Dona LILICA, pois no mesmo momento, a outra filha Regina Coelle Rabelo casa-se também com o Engenheiro Dr. Marco Antonio Teixeira e a festa aconteceu em clima de muita alegria, no Parque de rodeios, onde familiares e inúmeros amigos se fizeram presentes.  

            Da sua união com o médico Dr. Antônio José Lara, nasceram seus três filhos:

            - Dra. Alizia Raffaella Rabelo Lara, Médica, nascida em 08/09/1981, especializando em Cirurgia Geral, no Hospital Madre Tereza/BH.

            -  Antônio Gabriel Francisco Rabelo Lara, estudante de Administração de Empresa/UNIPAC,  e administrador da Empresa Vila D’Angola Negócios Ltda - nascido em 27/10/1986.

          - Arthur José Miguel Rabelo Lara, estudante do 2º ano do Ensino Médio, nascido em 08/03/1994.

              Tem 02 lindos netos, filhos de Antônio Gabriel. Sendo o primeiro, João Gabriel Santos Rabelo Lara, nascido em 21 de Dezembro de 2005, filho com a  estudante de Administração de Empresa,  Priscila Dayane dos Santos e  em 17 de Junho de 2010  nasceu Rafaella Rocha Lara, da união com a Médica,  Dra. Carolina Loureiro Rocha. Ambos  tem a atenção especial da avó coruja, principalmente nos finais de semana, quando pode dedicar mais  tempo e atenção sendo carinhosamente chamada por “Dodó Pepeta”.  

             Carminha sempre foi  muito popular e comunicativa. Conheceu e continua conhecendo muitas autoridades políticas, religiosas, civis e militares, do país e até do exterior. Conquistou a confiança de muitos e diariamente faz novas e duradouras amizades. Uma  das amizade que se transformou  em parte integrante de sua   família, foi a  Sra. Rosa Luiza de Jesus, da Comunidade da  Gerais, que  num momento de uma enfermidade grave lhe confia a  filha caçula  para  morar na residência do casal em 1987, com apenas  11 anos  de idade e  que futuramente  a ajudaria a  cuidar de seus filhos e do  seu lar. Uma verdadeira filha do coração, Kátia Regina Vieira, nasceu em 03/04/1076 hoje é Professora, como a atual Prefeita Carminha e funcionária efetiva da Rede Pública Municipal, formada no Curso Normal Superior pela UNIPAC. Tamanha afinidade, dedicação, amor e carinho para com seus filhos, só poderia  surgir uma grande amizade. Sua filha Maria Alice Vieira Leite, nascida e 02/06/2007 é afilhada de Batismo, também  considerada  como mais uma neta  do casal. 

          A Profa.  Maria do Carmo Rabelo Lara, Carminha como é  popularmente conhecida,  é funcionária efetiva da Rede Pública Estadual, dedicando-se desde os 17 anos à arte de ensinar, sua verdadeira vocação,  sua maior realização e  paixão.

          Começou sua carreira profissional como professora  no Povoado Japão Grande, na Escola Municipal “Leopoldo Ferreira dos Santos”, hoje Escola Municipal José Flávio Batista”. Em seguida, trabalhou na E.E. Américo Leite, E.E. Lígia Beatriz Amaral, E.M. Profa.  Márcia Regina Santos, no Povoado do Bom Jardim das Pedras e como Professora Universitária da UNIPAC, unidade Carmópolis de Minas.

            Mas o “tino” administrativo de Carminha, sua visão empreendedora e futurista, características natas que compõem o seu perfil desde criança e adolescente, como uma das Professoras mais atuantes, dinâmicas e criativas da Escola Estadual “Lígia Beatriz Amaral”, deu-lhe grande visibilidade nas atividades desenvolvidas que repercutiram em todo o município. Foi indicada para assumir a direção da escola pelo grande líder político do PMDB, companheiro e amigo do Governador Dr. TANCREDO NEVES DE ALMEIDA, Ex Diretor da CEMIG, Dr. José Arnaldo Ribeiro de Oliveira (in memorian).

           Convidada pelo Ex-Prefeito Sr. Antônio Batista Diniz  (in memorian), para assumir o cargo, que na época era  de livre nomeação do Governador do Estado de Minas Gerais, seu nome foi apresentado e imediatamente aprovado por Dr. Tancredo Neves, que se afastara para candidatar ao cargo de Presidente da República, na Campanha das DIRETAS JÁ. O ato de sua nomeação foi publicado no MG, no dia 17 de agosto de 1983, sendo Governador de Minas Gerais em exercício Sr. Hélio Garcia, a partir de então, Sr. Antônio Batista Diniz, Dr. José Arnaldo Ribeiro de Oliveira deram total apoio a sua administração, solidificando assim, uma grande, sincera e duradoura amizade.           

           Naquele momento, sem saber, Carminha estava iniciando uma nova trajetória, que mudaria radicalmente seu futuro, com um único propósito de cumprir um dos maiores  desafio de sua vida, “Melhorar a EDUCACÃO de seu município.” Amiga pessoal de Mons. Almir de Rezende Aquino, da família Neves de São João Del Rei, especialmente do Deputado Federal,  Ex Governador  de MG, hoje  Senador da República, Dr. Aécio Neves da Cunha e de sua irmã Dra. Andréa Neves da Cunha,  lhe  proporcionou  muitas portas abertas, tanto no Governo de Minas como no Governo Federal, ajudando a  viabilização  grandes projetos. E ousadia não lhe faltou, não mediu esforços. Convocou a comunidade para participar colegiadamente de todas  as ações e realizações dentro e fora da escola. Promoveu grandes  eventos culturais e educacionais,  deu ênfase na qualidade, modernização do ensino, com valorização do passado, resgatando as origens e a história  de seus benfeitores, reformou, ampliou toda a área física, construiu a 1ª Quadra coberta e iluminada de uma escola pública, recebeu  várias Premiações e homenagens, inclusive da Assembléia Legislativa, como Diretora em destaque de MG.

           Carminha sentiu necessidade de crescer e aprender mais. Decide retornar aos estudos, ingressando no Ensino Superior em 1985, iniciando o Curso de Pedagogia na UNICOR, campus da cidade de Três Corações, transferindo no ano seguinte  para a UNIFOR, onde concluiu o curso de Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar, na cidade de Formiga/MG.

           Carminha não parou mais de estudar. Determinada, fez complementação do curso de Pedagogia na Faculdade de Itaúna, habilitação Magistério de Matérias Pedagógicas.  No Estado de São Paulo, concluiu as habilitações: Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Educacional, Pós-Graduação em Metodologia e Didática de Ensino,   no Rio de Janeiro, cursou Pós-Graduação em  Psicopedagogia e Mestrado na Faculdade Internacional de Cursos Livres, com fins Culturais para aperfeiçoamento profissional em Política e Gestão Pública. Participou de  congressos, fez  diversos cursos durante sua trajetória de vida profissional e pública,  nas áreas de Educação, Administração  Escolar, Pública e Privada, Planejamento Estratégico  e Financeiro, Legislação,  Redação e Direito Público, entre outros. Atualmente é Prefeita Municipal de Carmópolis, cargo ocupado anteriormente por ela durante dois mandatos consecutivos: exercícios 1997/2000 e 2001/2004.

            No seu segundo mandato, perseguida implacavelmente por vereadores da Câmara Municipal de Carmópolis de Minas, teve seu mandato interrompido em 21 de outubro de 2003, momento este, de grande turbulência política na cidade, sofrimento para seus familiares, amigos leais especialmente para seus pais, esposo, irmãos e filhos. Sua mãe, Dona Lilica, já com a saúde debilitada, não suportou ver tamanho sofrimento da filha,  entra em coma, permanecendo por  mais de 06 meses no CTI do Hospital Mater Dey.

            Se não fosse  o apoio de seus familiares, dos poucos amigos leais que lhe restaram, de um ombro amigo muito especial,  o de seu conselheiro e companheiro de todas as horas, seu esposo Dr. Antônio, sua fé em Deus e em Nossa Senhora, não teria sobrevivido.  

              Para surpresa de muitos, em 07 de dezembro de 2004, a justiça se manifesta, devolvendo o cargo que lhe foi retirado, permanecendo por poucos dias, afastando novamente por motivos de saúde e por mais uma das muitas  manobra dos advogados da  Câmara Municipal.

           Carminha teve seu mandato cassado pela vontade de 06 vereadores que representavam  todo um povo naquele momento,  inimigos  políticos e pessoais. Mesmo com vasta documentação  apresentada  e  exigida pela Câmara Municipal, que sequer leu  na hora de seu julgamento, a sentença foi lavrada. Sentença esta garantida pelos advogados contratados pela Câmara, há  muito mais de um ano antes do dia julgamento. Nada e  ninguém seria capaz de deter àqueles  que,  enfurecidos e movidos por um ódio  com proporções inimagináveis, com idéia fixa e obstinada, queriam a todo custo, a todo preço,  o poder, dizendo-se que estavam em defesa dos interesses do povo.

            Mas como haviam fracassado nas inúmeras tentativas na justiça de  consolidar seus atos, tinham que ser eles os autores deste fato histórico. A vontade pessoal de 06 vereadores foi  determinante para sua cassação.

             Como não havia sido a justiça a responsável pelo seu afastamento,   Carminha  portanto, foi aconselhada a  concorrer ao Cargo de Vereadora  no pleito eleitoral em 2004. Novamente se inicia nova batalha judicial e a justiça confirma  depois  de passadas as eleições,  na semana da diplomação, que os votos a ela confiados  foram válidos. E mesmo sendo impedida de fazer campanha,  obteve    356 votos,   que  foram suficientes para que ela fosse diplomada como Primeira Suplente  do PSDB,   juntamente com os demais eleitos. 

            Carminha a partir de  então  decide dedicar-se  integralmente  a cuidar de sua mãe,  mantida internada em BH, e disposta a recuperar sua própria saúde, não interferindo e respeitando  os novos eleitos. Assistia de longe ao degladiar daqueles que não conformaram com a derrota nas urnas em 2004 e a retomada ao cargo dos verdadeiros eleitos.

             Carmópolis de Minas nunca mais  foi mais a mesma. A Santa Casa de Misericórdia que funcionava bem,  passou a ter  sérias dificuldades financeiras devido a falta de repasses de subvenções,  motivo este, causado por mais uma manobra da Câmara Municipal  de vereadores, não aprovando créditos suplementares para repasse de pagamento de médicos plantonistas, prejudicando uma  assim, uma população inteira.  Foi assim que começou o  efeito cascata  de diversas  ações trabalhistas contra a instituição Santa Casa,  com indenizações exorbitantes de um dos médicos contratados. Depois do  primeiro  várias  outras ações  foram movidas por enfermeiro e funcionários.

              Do final do  ano de  2003  a 2008 era um entra e sai de Prefeito,  jamais visto em toda a sua história e nenhum dos Prefeitos empossados,  tiveram tranqüilidade,   sossego e paz para governar.

            No congresso,  nova legislação referente à fidelidade partidária é aprovada e 02 dos vereadores  que foram eleitos pelo PSDB  mudando de legenda fora do prazo estabelecido em Lei, perdendo seus mandatos por determinação da justiça. Pelos desígnios DIVINOS, Carminha além de eleita  pela 3ª vez Prefeita do município, assume  seu 1º mandato no Legislativo, como primeira suplente do PSDB em novembro de 2008, permanecendo por 58 dias no Cargo de vereadora até  sua  posse. Em  apenas pouco mais de um mês no mandato como Vereadora, consegue  a maior  verba para a área da Saúde,  fato esse, jamais conseguido por outro vereador em tão poucos dias de um mandato naquela Casa Legislativa.

             Mas o calvário de Carminha, de seus filhos e esposo não termina por aí. Continuam sendo brutalmente perseguidos, criticados, muitas vezes humilhados, caluniados,  agredidos por adversários e eleitores fanáticos,  incentivados por aqueles que desejam vê-los  bem longe da política.

              E mesmo assim, Carminha continua surpreendendo a  todos, fazendo a diferença, com diferença, e escrevendo sua história de superação,  de dinamismo, competência, coragem,  com uma determinação e ousadia singular,  e sobretudo  muita fé.

             Sendo a Prefeita eleita para a Gestão 2009/2012, com uma das vitórias mais lindas, jamais vista, espetacular e surpreendente para os desavisados, Carminha e Dr. Antonio, com um pequeno grupo de amigos, consolidam de vez suas lideranças. Derrotaram  02 candidatos  que se preparam durante o4 anos,  que se degladiaram nos Tribunais de Justiça, alternando o poder e que após a derrota de 2008, se uniram  com o objetivo de mais uma vez tentar destituí-la do Cargo.  Atualmente 06 vereadores que foram adversários e inimigos por longo período, mantêm uma  perseguição implacável desde o primeiro dia de mandato do 1º  CASAL CARMOPOLITANO,  que teve  a honra e a confiança de um povo, para comandar os destinos de sua terra natal. 

             Mas, quem é verdadeiramente cristão, confia no DEUS,  invoca sempre a misericórdia  do Pai, pede a proteção de Maria Santíssima, a Lei da causa e efeito, a justiça Divina,  pode levar  algum tempo, até mesmo anos, mas a verdade é descoberta,  aparece e é certa.  Diariamente  diversos fatos e  acontecimentos presenciados por muitos  e confirmados pela justiça  dos HOMENS, aos  poucos  os enredos e mentiras espalhados vão sendo desfeitos e sendo  desmascarados  os mentirosos a cada  vitória nos Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas do Estado e da União.  Mas o  mais importante da história de superação de Carminha é a confiança que o povo  possui quando se pronuncia o seu nome, de  Dr. Antônio e de toda a família LARA, incomodando assim, demais seus opositores.

            Elogiar sua atuação na vida pública, suas inúmeras realizações, seus grandes e ousados projetos e desafios, sua inteligência singular, seu dinamismo e generosidade, dispensa maiores comentários. Suas obras, seus grandes feitos falam por si. A prova maior da confiança do povo Carmopolitano, do reconhecimento de sua competência, honestidade e carisma singular é a sua volta ao comando do Executivo, na última eleição que foi disputadíssima.

             Carminha e Dr. Antônio, unidos pelo amor, encontram forças para superar este calvário que até hoje,  parece não ter fim.  Foram  e são diariamente julgados,   caluniados, massacrados por  adversários e por aqueles que se diziam amigos,  companheiros de outrora. Mas o povo,  que acompanhou  todas estas injustiças, em silêncio,  aguardou o dia mais desejado e esperado por todos que sempre os admiraram e tem  a certeza do  tamanho  da crueldade e  injustiça  cometida contra esta família  de bem, honesta e trabalhadora. Em 03 de outubro de 2008,  foi dada a 1ª resposta nas urnas, onde o nome  de Carminha   novamente  consagrado como a maior mandatária do município, tendo a seu lado, quem seus opositores jamais poderiam imaginar como Vice Prefeito, Dr. Antônio, seu esposo. E a  cada dia que se passa, a liderança de Carminha  é consolidada,   admirada,  reconhecida  em toda a região, Minas Gerais e no Brasil.

          A Prefeita Carminha possui inúmeros motivos para  se orgulhar por ser novamente eleita  Prefeita Municipal, agora pela 3ª vez. Afinal, quem foi eleito  para governar a  seu lado foi o reconhecido médico, extremamente competente, caridoso e dedicado ao exercício da medicina, seu esposo e o  homem  a quem entregou seu coração, dividindo todas  as alegrias e tristezas,  o pai  maravilhoso de seus filhos,  Dr. Antonio Jose Lara.

            Carregados nos braços do povo, foram consagrados e coroados por uma multidão que em clima de muita alegria, comemoraram a espetacular vitória, com muito respeito e uma enorme  humildade. Carminha e Dr. Antonio unidos pela vida e em favor da vida, devolveram a alegria a muita gente, especialmente a suas Mães, Dona Lilica, Dona Zeca, assim como, Sr. Ildeu, seus irmãos, tios, sobrinhos e amigos leais. Foi a mais linda campanha política que toda a história do município de Carmópolis de Minas já presenciou e participou!

             Além de eleita Prefeita Municipal por três mandatos, Carminha acumula muitas  outras experiências em seu currículo:

- Eleita e reeleita Diretora da escola Lígia Beatriz Amaral por dois mandatos consecutivos.

- É condecorada com Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais em 1995, pela sua atuação empreendedora na área da Educação, como Diretora de Escola  em destaque do Estado de Minas Gerais.

- 1ª  Mulher eleita Prefeita  no Município de Carmópolis de  Minas e Região, Gestão 1997/2000.

- 1ª Prefeita e a única  da história do Município que teve a honra de   receber em  solo Carmopolitano um Presidente da República em missão oficial, Presidente Fernando Henrique Cardoso /1997, por ocasião da inauguração da  BR 381.

- Prefeita em exercício que  recebeu  em missão especial e oficial uma das maiores autoridades eclesiásticas  do mundo, Dom Lucas Moreira Neves, Prefeito eleito do  Vaticano/ 1997, na inauguração do  Memorial do Rosário para a  entrega de Título de Cidadania ao mesmo.                                                                                                                    

- 1ª  mulher eleita  para fazer parte da maior instituição política da América Latina, Eleita Vice-Presidente da AMM, biênio 1997/ 1998),

- Recebeu delegação internacional de Direitos Humanos e dos Direitos da Mulher, coordenada pela Professora Michelle Pierrô , da Franca  e pela  UFMG/ 1998

-Prefeita em exercício no 50º de Emancipação Político-administrativa do município, “BODAS de OURO”, quando o município recebeu Homenagem do Santo Padre o Papa João Paulo II,  Mensagens de paz e prosperidade pelos Cinqüenta anos de Emancipação Político Administrativa do município/1998, através do Bispo da Diocese Dom  Francisco Barroso Filho.

-  Eleita Diretora do Instituto Teotônio Vilela (1997-2000),

 - Recebeu o Título de Cidadã Honorária de São Francisco-MG, Norte de Minas Gerais/2000.

- Recebeu Prêmio Empresa “ Melhores Prefeitos do Brasil”/ Rio de Janeiro -2002

- 1ª Prefeita Reeleita   de Carmópolis  de   Minas, exercício 2000/2004 

- Eleita Vice-Presidente da AMECO/ biênio  2001/2002,

- É Homenageada pelo Governador de Estado de Minas Gerais,  Dr. Itamar Franco, Ex Presidente da República do Brasil,  com a Medalha Mérito Municipalista /2000.

- Prefeita em exercício e responsável pela  Criação   da Comarca  do município,  publicada diário oficial de  18 de Janeiro de 2001.

 - Homenagem da ANVFEB.  Troféu  Benfeitores da Humanidade - “Atravessei os mares e lutei pela liberdade dos povos - Exército  Brasileiro “- 2002.

-  Recebeu delegação oficial da Itália, onde recebeu das mãos do Prefeito de Pimontte Troféu Chaves da cidade italiana/2003.                                                                                   

- Nomeada pelo Governador Aécio Neves para ocupar cargo na SEPLAG, prestando serviços na SEDESE – Secretaria de Desenvolvimento Social, na Coordenadoria de Políticas Públicas de Mulheres Vítimas de Violência de 17 de agosto de 2007 até  junho de  2008.

- Eleita para o 3º  Mandato de Prefeita Municipal em outubro de 2008.

-  Toma posse como Vereadora do município de Carmópolis de Minas em novembro de   2008.  

- Eleita Vice Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde/CIRMARG - Biênio 2009/20010.

-  1ª Prefeita que teve a honra e a alegria de recebe  visita  oficial da Marinha Brasileira – Os Fuzileiros Navais e a Orquestra Sinfônica para dar início as Comemorações dos 10 anos da Criação da Comarca e pelo desempenho da Educação do Município,  “Prêmio Palma de Ouro” , pelo MEC/2010.

Exerceu outras atividades, recebeu vários  outras premiações, homenagens em decorrência do desenvolvimento de projetos de destaque  como Diretora da Escola Estadual “ Lígia Beatriz Amaral”,  pela sua brilhante atuação como profissional do Magistério e como Prefeita Municipal de Carmópolis de Minas, sendo alguns relacionados a seguir:

- Foi Diretora da  Escola Estadual Lígia Beatriz Amaral”, por 14 anos, eleita e reeleita por 02 vezes consecutivos.

-Idealizadora e fundadora da CODECA (Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Carmópolis de Minas e Região).

- Responsável pela Criação e  implantação da  primeira Rádio Comunitária do município, CODECA / “ RÁDIO CIDADE ENCANTO/104.9.

- Exerceu atividade de Apoio Pedagógico, Supervisão Escolar (5ª a 8ª séries)  E. E, “Lígia Beatriz Amaral” e na E.M. Profa Márcia Regina Santos em 2007, sendo reconhecido  seu trabalho com a programação na rádio comunitária com participação de alunos. Inovação e destaque na Educação - Prêmio Cecília Meireles em Juiz de Fora/MG- 2007

- Professora do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª serie, Educação Especial, Ensino Pré  Escolar e fase III na E. .E “Lígia Beatriz Amaral”,  E.E. “Américo Leite”, E. Municipal   Japão Grande e E.M Profa. Márcia Regina Santos. De 1974 a 1983 e 2006 a 2008.

-Professora  Universitária / UNIPAC (2003 - 2008),

-  Prefeita  em exercício na passagem do novo milênio/2000.

-  Recebeu do Santo  Papa João Paulo II, um Rosário,  homenagem pelos 20 anos de Matrimônio em 17 /10/2000, pelas mãos do amigo, ex secretário da CNBB, Arcebispo de Aparecida, hoje  Cardeal Dom Raimundo Damasceno de Assis

-Troféus

-Troféu Assis Chateaubriand – Para aqueles que trabalham fazendo o progresso do Brasil/1999.

-Troféu Pedro Aleixo / Personalidade de destaque no ano de 2001

-Troféu Cecília Meireles/ 2002

- Troféu Tancredo Neves-Personalidades de Ouro/

- Troféu Professor Darcy Ribeiro – Personalidades Notáveis do ano de 2003

- Troféu Mariano Procópio – Construtores do Desenvolvimento de Minas Gerais. No ano de 2000 e 2001.

- Troféu Nelson Hungria / Talentos Notáveis.

- Troféu Milton Campos – Os melhores do Ano de 2003.

- Troféu Personalidade 2000 – Retrato da Mulher Ativa.

- Troféu  Helena Antipoff – Mulheres de Ouro do terceiro Milênio.

- Troféu Albert Sabin – Benfeitor da Humanidade Personalidades que valorizam e resgatam vidas

- Troféu Centenário Juscelino Kubitschek de Oliveira.  

- Troféu  Mulheres atuantes na Política /2000. Câmara Municipal do  Rio de Janeiro

- Troféu Mulheres Expressão/ 2002.

- Prêmio Imprensa, Realizado em Brasília, concedido por seu destaque em suas atividades como prefeita.

           Existem muitos caminhos a serem percorridos e em muitos deles existe a possibilidade de ser feliz.  “O trabalho fornece o pão de cada dia, mas é a alegria que dá o sabor  na nossa vida.”e a Prefeita Carminha  tem feito o melhor para a sua gente com grande alegria e  já eternizou sua  passagem na vida pública por grandes e ousados feitos, mas com  certeza, será a  única Prefeita do município a ter na sua história bibliográfica, fatos e acontecimentos marcantes, lindas histórias de superações inimagináveis  que provavelmente jamais acontecerão com tantas   peculiaridades  a  outros homens e mulheres que um dia,  poderão ocupar este  mesmo espaço político, conquistado por esta mulher coragem.

           A competência da atual Prefeita Municipal de Carmópolis de Minas que, além de exímia administradora, ainda carrega consigo o peso de ser esta grande mulher, mãe zelosa, esposa exemplar, cuja administração está pautada na vida, na mais ampla concepção do amor aos seus semelhantes. Será por todos  lembrada,  como a “Dona Onça”, a Imperatriz, a Poderosa, a Prefeita da Mudança,  a Dona Carminha, a Professora Carminha de Carmópolis, enfim, será lembrada  por pensamentos, palavras que brotam do fundo de seu coração e se cristalizam em nossas memórias, sendo uma delas  que sempre fez questão de repetir e que reflete bem o seu modo de ser e viver: “Na vida muito mais importante que o ter ou possuir é o ser existir. E o ser existir, significa viver com o outro, pelo outro e para o outro. Inspirada neste princípio sempre  pautamos a nossa vida. Saibam todos: Eu  sou mansa, mas a minha razão de viver é que é feroz”.

         Desejamos a você Carminha do Coração da gente, que teus semelhantes te respeitem, que os teus problemas te esqueçam, que os ANJOS te protejam  e o céu te abençoe!.

           Redação: Dra. Lúcia da Costa Ribeiro Cayres - Professora, Pedagoga e Psicóloga  pela  PUC/MG

 

Coleta de dados, informações e fotografias:  Professora Maria José Guimarães, Dra. Regina Coelli Rabelo Teixeira, ( Advogada)  Professora Ana Helena Freitas Morais ( Supervisora de Educação e Cultura/PM de Carmópolis de Minas e Paulo  Henrique Fortunato  de Oliveira, - Assessor Especial. Prefeitura Municipal de Carmópolis de Minas

                                                                      Revisão: Honoralice Araújo Matos Paolinelli.