Blog

Cras - Saiba mais.

14/12/2010 17:23

Você sabe o que é o CRAS?

 

O CRAS é um espaço físico onde são ofertados os serviços do PAIF – Programa de Atenção Integral a Família. São oferecidos também programas, projetos, benefícios de proteção social básica relativo à autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias devolvendo a cidadania a cada um de seus membros, fortalecendo os vínculos familiares. 

 

A equipe do CRAS é formada por:

 

 

Um Assistente Social

Um Psicólogo

Um coordenador

Um auxiliar administrativo

Um auxiliar de limpeza

 

Horário de funcionamento:

07:00 às 17: 00

 

No CRAS você encontra as seguintes oficinas:

 

Violão 

Biscuit 

Computação

Trabalho manual em argila e papel marcher 

Artesanato

 

 

As oficinas têm como objetivo a integração social do individuo que se encontra em situação de vulnerabilidade.

 

 

Cantina Francisco Faleiro - Uma unidade da Assistência Social onde oferece refeições diárias as crianças de baixa renda. São atendidos em média 350 crianças por mês.

 

 

 

Agentes participam de oficina recreativa em Divinopólis e recebem certificado pela atuação de destaque em Minas Gerais - Saiba mais sobre a historia do TEIA em Carmópolis de Minas

10/12/2010 17:20

   

Quinta, dia 09 de Dezembro, os agentes TEIA de Carmópolis de Minas participaram de oficina em Divinópolis-MG realizada pela AMM (Associação Mineira de Municípios) em parceria com a SECTES (Secretaria de Ciência Tecnóloga e Ensino Superior) e o Governo de Minas. No evento, os agentes David Vasconcelos e Eduardo Costa foram agraciados com um certificado pela atuação no projeto. Destaques em Minas, representaram nossa Carmópolis e falaram sobre a experiência bem sucedida em nosso município aos diversos representantes de cidades do Centro-oeste Mineiro.

 

Mais fotos:

Orador: Leonardo Mendes / Palestrante: Rosalves Sudário

 

Agente David Vasconcelos fala sobre o projeto em Carmópolis de Minas.

 

 

 

A Historia do TEIA em Carmópolis de Minas:

É com imenso prazer que hoje falamos deste tão maravilhoso projeto... O TEIA foi um marco de inovação na administração publica em Minas Gerais. Nossa Carmópolis de Minas teve a honra de ser a primeira cidade do interior Mineiro  a ter a mesa de operações do projeto, e para nós o Teia foi um verdadeiro divisor de Aguas. Vemos isso ao reportarmos a fala de nossa prefeita Carminha: “Existe uma Carmópolis de Minas antes do TEIA e outra depois do TEIA.”

Agentes do projeto já visitavam nossa cidade desde maio de 2009, mas foi em julho deste mesmo ano que inauguramos a Mesa de Operações do Projeto TEIA em Carmópolis de Minas, onde o agente David Vasconcelos está frente desde então. Trabalhando sempre em equipe e conectados com esse novo mundo da web 2.0 conseguimos grandes avanços... Partindo dos princípios do projeto, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicada dinamizamos nossa forma de governar. Investimos em Tecnologia, informatizando 100% a prefeitura, escolas e postos de saúde da rede municipal, apostamos no empreendedorismo de nossos agentes, que com muita inovação e agilidade implementaram as novas tecnologias, aplicando-as de diversas maneiras em todos os setores. 

Foram muitas as ações, se fossemos tece-las aqui levaríamos muito tempo, mas não poderíamos deixar de destacar as mais importantes como: as tantas transmissões on-line, a padronização e uso dos e-mails oficiais e a criação do nosso site, sempre é claro com a politica de gratuidade. Conseguimos juntos tornar Carmópolis de Minas referencia na aplicação das ferramentas da web 2.0, despertando o interesse de diversas Prefeituras da região e até mesmo da imprensa mineira. Os resultados não poderiam ser melhores e estão aí para todos verem. Ganhamos muito em agilidade, comunicação e o principal, estamos conseguindo fazer um governo de participação popular e muito transparente.

Obrigado Teia! Parabéns pelas suas diversas iniciativas e ações. Um projeto que apesar de pouco tempo de existência já tem muito o que contar e mais ainda, grandes resultados para mostrar.

Carmópolis de Minas esta unida no combate a dengue

02/12/2010 14:25

 

Saiba como fazer sua parte! 

Pai Nosso - Uma mensagem de Natal

16/11/2010 13:31

Parabéns SESAM

13/11/2010 12:46

 

Até abril de 1981, o abastecimento de água em Carmópolis de Minas era precário, atingindo apenas as casas das ruas centrais. Não havia água tratada, pois a água vinha através de cano de ferro das Minas do Morro do Tanque e era distribuída à população sem nenhum tratamento.

 

Havia também cisternas e chafarizes públicos nos bairros onde não havia água encanada e as donas de casa carregavam as latas de água na cabeça, para uso em suas residências.

 

Era cobrada pela prefeitura uma taxa mínima pela água distribuída, mas muitos não pagavam e a prefeitura não tinha como melhorar o sistema.

 

No ano de 1979, na administração do ex-prefeito Sr. José Amaral foi iniciada  a construção do novo sistema de água, em parceria com a Fundação SESP, hoje Fundação Nacional de Saúde, e em 20 de outubro de 1980, foi criado o SAAE pela Lei nº 946-A, para administrar o novo sistema.

 

O sistema entrou em funcionamento em 9 de maio de 1981, já distribuindo água fluoretada a 80% da população. E nestes anos ampliamos o sistema de água e esgoto e estamos levando água tratada a toda população da cidade e diversos povoados e também é feita a coleta e tratamento de esgoto melhorando as condições de vida da população.

 

Em 5 de setembro de 2006, pela Lei nº 1.815 e por estar assumindo a coleta e destinação final de resíduos sólidos, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto passou a denominar-se SESAM - Serviço de Saneamento Ambiental Municipal.

 

Ainda mais em: www.sesamcarmopolis.com.br 

Biografia de MARIA DO CARMO RABELO LARA

10/11/2010 15:23

 

Maria do Carmo Rabelo Lara, filha de Ildeu Rabelo e Maria Francisca Rabelo, nasceu em Carmópolis de Minas, antigo Japão de Oliveira, no dia 04 de novembro de 1958.

Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Américo Leite e o Médio na Escola da Comunidade Padre Francisco, atual E.E. Presidente Tancredo Neves. A nível de Ensino Superior, fez o curso de Pedagogia na UNINCOR, campus de Três Corações, obtendo as seguintes habilitações: supervisão escolar, administração escolar, inspeção escolar. Fez ainda outros cursos de pósgraduação em Metodologia e Didática de Ensino e Psicopedagogia.

Casou-se com o médico Dr. Antônio José Lara, de cujo casamento nasceram três filhos: Alízia Rafaela, Antônio Gabriel e Artur José.

Foi professora regente das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, onde aprendeu, desde cedo, a dedicar-se à arte de ensinar.

O “tino” administrativo de Carminha e sua visão de futuro, características natas que compõem o seu perfil, desenvolveram-se ainda mais durante os quatorze anos em que esteve à frente da direção da E.E Lígia Beatriz Amaral.

Atualmente é Prefeita Municipal de Carmópolis, cargo ocupado por ela durante dois mandatos: exercício 97-2000 e 2001-1004. Comentar sua atuação como Prefeita dispensa ressalvas e a prova maior de sua competência é a volta ao comando do Executivo após a realização de eleição disputadíssima na qual concorreram três candidatos..

Além de Prefeita Municipal por três mandatos, Carminha acumula outras experiências em seu currículo: diretora do Instituto Teotônio Vilela (1997-2000), vice-presidente da AMM (biênio 2001-2002), vice-presidente da AMECO (2001-2002), diretora da AMM (2000-2003), professora da UNIPAC (2007 e 2008), apoio pedagógico, supervisão escolar (5ª a 8ª séries) e professora da fase III na E.E Lígia Beatriz Amaral durante os anos de 2004, 2005, 2006 e 2007. Foi nomeada pelo Governador Aécio Neves para ocupar cargo na SEPLAG, prestando serviços na SEDESE – Secretaria de Desenvolvimento Social na Coordenadoria de Políticas Públicas de Mulheres vítimas de Violência, a partir do 2º semestre de 2007 até 2008. Foi vereadora do município de Carmópolis a partir de 03 de novembro de 2008 e vice-presidente da CISMARG – Consórcio Intermunicipal da Saúde, Médio e Alto Rio Grande.

Pela sua brilhante atuação como profissional do Magistério e representante do poder público, nossa prefeita obteve várias conquistas, premiações e homenagens: primeira mulher a ser eleita prefeita de Carmópolis de Minas, prefeita em exercício no 50º de Emancipação Político-administrativa do município, primeira prefeita do milênio do município, primeira mulher eleita vice-presidente da AMM, maior instituição política da América Latina., Gestora Pública de Destaque – MG, Homenagem do Santo Padre o Papa João Paulo II em 1998 – Mensagem de paz e prosperidade pelos cinqüenta anos de emancipação político-administrativa do município, homenagem do governador de Estado Dr. Itamar Franco no ano de 2000, medalha Mérito Municipalista, título de cidadã honorária de São Francisco-MG, medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais no ano de 1995 e várias premiações em decorrência do desenvolvimento de projetos na Escola Estadual Lígia Beatriz Amaral durante sua gestão como diretora.

Eis aí uma amostra da grandiosidade e da competência de nossa prefeita que, além de exímia administradora, ainda carrega consigo o peso de uma grande mulher cuja administração está pautada na vida, na mais ampla concepção de vida.

Nota de Condolências

02/11/2010 10:12

 

Nota de Condolências

 

O Poder Executivo por intermédio da Prefeita Maria do Carmo Rabelo Lara, Vice-Prefeito Dr. Antônio José Lara, Secretariado, Assessores e Colaboradores, vem por meio desta prestar condolências e solidariedade a toda a família do Sr.José Amaral, ex-Prefeito de nossa Carmópolis de Minas. Sua partida causou a todos profundo pesar e tristeza. Todos que acompanharam sua historia de vida, vivem um intenso sentimento de perda. Nós munícipes nunca esqueceremos sua contribuição para o engrandecimento local. Carmópolis de Minas perdeu um ícone, uma personalidade querida, que se destacou pela competência e seriedade com as quais desempenhou suas atividades administrativas a frente do executivo.

Projeto TEIA comemorará 2 anos

25/10/2010 14:33

 

 

O Projeto TEIA MG foi lançado pelo governo de Minas em outubro de 2008. Com o objetivo multiplicar os conhecimentos sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação na sociedade. Faz isto de forma muito prática usando uma metodologia que permite aos seus participantes  prenderem fazendo.

O nome do projeto já é, em si, a definição pois TEIA significa Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados. A partir de uma rede social na internet o projeto permite que conceitos, metodologias , processos e conhecimentos sobre as melhores práticas e ferramentas disponíveis na infra estrutura da nuvem computacional da internet sejam compartilhadas entre as pessoas que participam da rede.

É um processo de construção coletiva de conhecimento que instrumentaliza jovens de todas as idades. Acessando este conhecimento eles descobrem novas possibilidades para viabilizar o seu projeto seja ele empresarial, artístico, educacional, político ou de outra natureza qualquer.

Estes novos empreendedores podem, além de desenvolver seus próprios projetos, se oferecer para prestar serviços para terceiros na concepção, implantação e operação de ambientes e ferramentas na internet.

Devido ao recesso imposto pela legislação eleitoral as redes foram perdendo a participação, colaboração dos membros. A comemoração dos dois anos TEIA é uma atrativo para mostrar que a rede está funcionando novamente e que as redes que estão ligadas ao TEIA estão ativas.

Vamos:

Comemorar os 2 anos do TEIA

Reativar a participação dos membros na rede

Explicar as novidades na rede do TEIA

Apresentar as outras redes que foram feita ao longo do Projeto

Período: 27 de outubro a 22 de novembro

Breve, mais novidades!

Dia do Funcionário Publico

25/10/2010 14:17

 

 

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.  
São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
Por toda sua história, a nossa homenagem a todos servidores públicos.

Feliz dia das Crianças

12/10/2010 14:11

 

Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer…
é a esperança
do que poderíamos ser…
é a inocência
que deveríamos ter…

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver…
e também aprender a ser…

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>