Blog

Nota de Condolências e Decreto de Luto Oficial

04/03/2011 12:27

A Prefeitura Municipal de Carmópolis de Minas, através da Prefeita Municipal Maria do Carmo Rabelo Lara, Vice-Prefeito Dr. Antônio José Lara, e Equipe de Governo, considerando o falecimento do Sub Tenente Afonso Ananias da Silva e do 3° Sargento Hideraldo Beline dos Santos, íntegros e ilustres policiais militares, dedicados e incansáveis na tarefa de preservar e manter a segurança publica, vêm prestar nota de condolências e Decretar luto oficial de 03 (três) dias, no município de Carmópolis de Minas, a partir de hoje, 03 de Março de 2011.

Controladoria Geral da União divulga relatório com diversas irregularidades encontradas na Gestão 2005 - 2008

02/03/2011 12:54

 

 

 

Diretoria Municipal de Educação e Cultura 

- Atuação deficiente do Conselho de Alimentação Escolar - CAE.

- Ausência de identificação do Programa PNAE nas notas fiscais de compra de merenda escolar. 

 

Diretoria Municipal de Saúde

- Não cumprimento de metas pactuadas com a Secretaria de Estado de Saúde - SES, na área de Vigilância em Saúde, para o exercício de 2006.

- Deficiência na implementação do Programa Saúde da Família PSF.

- Contratação de Agentes Comunitários de Saúde em desacordo com a legislação vigente.

- Utilização indevida de recursos do PAB como contrapartida municipal para a Farmácia Básica.

- Pagamentos indevidos efetuados com recursos da conta PAB. 

 

Diretoria Municipal de Assistência Social 

- Atuação deficiente do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.

- Beneficiários com indícios de disponibilidade patrimonial ou de rendimentos incompatíveis com o perfil do público-alvo do programa Bolsa Família. 

 

Diretoria Municipal Obras e Serviços Urbanos  

- Falhas na construção de casas financiadas com recursos oriundos do Contrato de Repasse n.º 0124484-85.

 

 

Veja o documento completo com todas as irregularidades / Fotos / Especificações:

 RG-MG-Carmopolis%20de%20Minas.pdf (3,1 MB)

Prefeitura prepara motoristas do trasporte escolar:

02/03/2011 10:57

 

 

A Prefeitura Municipal de Carmópolis de Minas, realizou do dia 18 ao dia 25 de Fevereiro o Curso de Condutores de Veículos de Transporte de Escolar / Passageiro / Emergência. Com um total de 150 horas/aula, o curso tinha dentre outros os seguintes tópicos: 

-Legislação de Trânsito

-Direção Defensiva

-Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Combate a Incêndio

-Relacionamento Interpessoal.

O objetivo é criar no participante uma mentalidade prevencionista, objetivando evitar acidentes de trânsito, focalizando uma série de comportamentos que deve ter o motorista ao volante do transporte escolar.

Os requisitos para o curso foram:

Ser maior de 21 anos; Estar habilitado, no mínimo, na categoria "D"; Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses; Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira nacional de habilitação - CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Esta é mais uma ação da “Adm 2009/2012 – Respeito e Compromisso com a Vida” que garante para os pais e alunos, segurança e qualidade no transporte escolar e na educação de nosso município. O futuro está nas mãos de nossas crianças, por isso, todo nosso zelo é essencial. Isso é investimento em educação, e mais uma grande demonstração de nosso Respeito e Compromisso com a Vida de nossas crianças!

Comemorações dos “10 anos Criação da Comarca do Município de Carmópolis de Minas” e “Pedra Fundamental da Unidade de Pronto Atendimento de Carmópolis de Minas e Região"

11/02/2011 12:04

   

Marco comemorativo dos 10 anos da “Criação da Comarca no Município de Carmópolis de Minas”, Lei complementar Nº. 59 de 18 de Janeiro de 2001.

“.A Constituição fez bem ou mal? Ela fez. Nenhum dos poderes detém o Monopólio do Saber: Os poderes erram e acertam. Felizmente acertam mais do que erram. É humano. E aquele que toma a última decisão, erra ou acerta por último. Contra isso não há remédio. Erro e acerto estarão aqui para sempre. Esta banal verdade não pode ser esquecida. Nem homens nem suas instituições são perfeitas e infalíveis.”

                                                                                                   Paulo Brossard

 

Ciente de que a memória do ser humano é insuficiente para lembrar todos os fatos, acontecimentos marcantes e significativos que antecederam a presença do “Poder Judiciário” no município de Carmópolis de Minas, faz-se necessário registrar para os anais da história, nomes de todos aqueles que foram os verdadeiros responsáveis e colaboradores   por esta grande conquista. Muitos sonharam, tentaram durante anos e anos e não conseguiram. E depois de 04 anos de muita luta, chegou à hora “Vitória do povo Carmópolitano”. A Comarca de Carmópolis de Minas foi criada.

Nas Comemorações dos 10 anos da “Criação da Comarca de Carmópolis de Minas”, durante o lançamento do “Selo e Carimbo Comemorativo”, pelo Ministério das Comunicações, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o povo de Carmópolis de Minas, por seu representante legal,   reconhece o valoriza e a importância de cada um dos benfeitores e através do Decreto Municipal Nº 168 de 11 de Janeiro de 2011, conferindo   Diploma de Honra ao Mérito   e   Troféu Juiz de Direito Dr. “José Vasconcelos” às personalidades que se destacaram durante o período que antecederam a sua criação.

Poder Executivo no ano da Criação em 18 de janeiro de 2001 : Prefeita Municipal Adm. 1997\2000, 2001\2004. Profa. Maria do Carmo Rabelo Lara e Vice Prefeito e Ex Prefeito: Sr. Paulo Leite Garcia ( in Memorian)

Poder Legislativo: Vereador Presidente :Sr. João Evangelista Diniz

                                        Nossa eterna Gratidão

Presidente do Tribunal de Justiça: Desembargador Dr. Lúcio Urbano da Silva Martins;

Desembargador  Dr. Lauro Pacheco de Medeiros;

Desembargador Dr. Ney Paolinelli.

Presidente da Assembleia Legislativa: Agostinho Patrus (In memorian)

           Deputado Estadual e Presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: Conselheiro Dr. Antônio Carlos   Doorgal Andrada

              Deputado Federal: Dr. Bonifácio José Tamm de Andrada.

 

Nossa   Admiração e Respeito

 

Atual Juíza de Direito da Comarca de Carmópolis de Minas

: Drª. Marcela Maria Pereira Amaral

           Atual Promotor de Justiça: Dr. Gilberto Osório Resende

Nosso Reconhecimento

                     De 1997 a 2000 foram muitos que lutaram e ajudaram o Executivo Municipal de Carmópolis de Minas na Criação da Comarca: Presidentes da Câmara Municipal de 1997-1998: Dra. Maria Aparecida Lara; 1999-2000: José Munir Machado; Vereadores Dr. Elcio Ricardo Paolinelli Côrrea; João Evangelista Diniz; Antônio José de Oliveira, Antônio Luís Machado, Vicente Ferreira Sobrinho, Antônio Orlando Cordeiro, Assessoria Jurídica: Dra Maria de Fátima Souza Paolinelli Vaz; Dr. Jeremias Ozanam Mendes Ribeiro; Dr. Mauro Fernal Filho,  Ex-Governador, Ex-Senador, Deputado Federal: Dr. Eduardo Azeredo, Vice-Governador e Ex-Ministro: Dr. Walfrido dos Mares Guia, Ex-Deputado Federal, Ex-Governador e Senador: Dr. Aécio Neves da Cunha; Vice-Governador, Presidente da CNT e Senador: Dr. Clésio de Andrade; Ex Vice-Governador e atual Governador de Minas Gerais: Prof. Antônio Junho Anastásia; Ex-Senador, Ex Vice-Presidente e Empresário: Sr. José Alencar; Ex-Deputado Federal, Ex-Ministro e Senador: Dr. Eliseu Rezende (in memorian); Juiz de Direto da 1° Vara da Comarca de Oliveira: Dr. Adelardo Franco de Carvalho Júnior; Promotor de Justiça da Comarca de Oliveira: Dr. Tadeu de Almeida Perez; Delegada de Polícia: Dra. Maria Aparecida Brugnara; Pároco Emérito: Mons. Almir de Rezende Aquino (In memorian); Pároco: Padre José Erlei de Almeida (In memorian); Diretor Presidente da SARITUR: Dr. Rômulo Lessa Carvalho, Presidente da SARITUR: Dr.Rubens Lessa Carvalho; Diretor de Planejamento Gestão da COPASA: Dr. Marco Antônio Teixeira; Jornalista e Economista: Dr. Décio Nazaré, Assistente Social e Advogada: Dra. Regina Coelli Rabelo Teixeira; Advogada: Dra Ana Lúcia Souza Paolinelli; Ex Diretora Municipal de Educação e Cultura : Sra. Maria José Lage Lemes, Funcionários Municipais: Domingos de Souza Filho, Eliane Maria Santos Diniz, Lidiana Victor Trindade, Ceci de Carvalho Vasconcelos, Antônio Márcio Costa; Geraldo Magela da Costa;  Célio Teixeira dos Santos; Paulo de Castro Santos e Clésio José da Silva   

                         E todos aqueles que nos ajudaram tornar possível a “Criação da Comarca no Município de Carmópolis de Minas”, e os muitos outros que se fizeram presente na sua Instalação, sintam-se merecedores desta nossa homenagem de reconhecimento e gratidão.

Lançamento da “Pedra Fundamental da Unidade de Pronto Atendimento de “Urgência e Emergência”;   marco inicial da 1ª Etapa do  Novo Complexo Hospitalar de Carmópolis de Minas  e Região”

 

Dr. Antônio assume a Prefeitura de Carmópolis de Minas

09/02/2011 14:05

 

 

 

No início do mês de Janeiro, com as breves férias da Prefeita Municipal Prof.ª Maria do Carmo Rabelo Lara, Carminha, o vice-prefeito Dr. Antônio José Lara assumiu o executivo de Carmópolis de Minas. Dr. Antônio que havia prestado o seguinte Compromisso de Posse em 2009: “Prometo manter, defender, cumprir a Constituição federal, Estadual, as Leis da União, do Estado de Minas Gerais e do município de Carmópolis de Minas, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade”; agora têm o dever de cumpri-lo como Prefeito em execicio de Carmópolis de Minas

O então prefeito em exercício, Dr. Antônio José Lara está atendendo diariamente na Prefeitura, no período da tarde em seu gabinete. 

28° Congresso Mineiro de Municipios

08/02/2011 10:36

Ação Educativa - COMAD

01/02/2011 13:43

 

Foi realizado dia 10/12/2010 uma campanha contra a Exploração Sexual e, para crianças e Adolescentes em comemoração ao 62º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. A referida campanha contou com a colaboração da Diretoria Municipal da Assistência Social de Carmópolis de Minas; Conselho Tutelar; CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), e COMAD ( Conselho Municipal de Entorpecentes),foi feito panfletagem e conscientização  em frente ao Banco do Brasil onde foi abordados pedestres e automóveis.Aproveitando a campanha foi feita prevenção do uso abusivo de entorpecentes lícitos e ilícitos.

“ A coisa mais importante para uma criança é a infância não deixe que tirem dela.”

 

Abertura do Movimento de Conscientização da realidade sobre o uso de drogas

07/01/2011 13:55

No dia 16 de novembro aconteceu a abertura do Movimento de Conscientização da realidade sobre o uso de drogas, realizado pelo COMEN (Conselho Municipal de Entorpecentes), Secretaria  Municipal de Educação, Secretaria  Municipal de Assistência Social, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, com a presença da Excelentíssima Prefeita Municipal Profª Maria do Carmo Rabelo Lara, os vereadores Sebastião Arcanjo Goes, Ricardo Lúcio Camilo, os secretários de Educação, Fabrício Lancleder de Andrade Reis, e de Assistência Social Mariete da Consolação Freitas Rodrigues  da Silva, conselheiros  Tutelares, professores e alunos, no dia 17 e 18 foi percorrido as escolas do Município com palestrantes que levou até eles a sua real história de vida, acompanhados pelos conselheiros do COMEN Maria do Carmo Rezende  Penido e Arley Amorim Costa.O Encerramento ocorreu  no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de  Carmópolis, com palestras voltadas à famílias e jovens, e muita descontração  com peça teatral e música , superando todas as nossas  expectativas.

O Conselho Municipal de Entorpecentes agradece a todos que nos apoiaram:

 Executivo, Legislativo, Conselho Tutelar, Diretores das Escolas Municipais e Estaduais

Governador Anastásia toma posse gerar mais empregos e governar para os pobres

03/01/2011 14:52

                

 

                O governador reeleito em Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, do PSDB, foi empossado na tarde deste sábado 01 de Janeiro, na Assembleia Legislativa do Estado e no Palácio da Liberdade e aproveitou para declarar em seu discurso de posse, que a meta principal de seu governo é gerar mais empregos e governar para os pobres.

A promessa de Anastasia é atrair empresas para Minas que irão gerar mais oportunidade de trabalho e diminuir as desigualdades regionais para ajudar as pessoas menos favorecidas. "É para que lhes seja garantida a justiça e o direito à saúde, à segurança, ao conhecimento e a busca da felicidade que deve agir o Estado", declarou.

A cerimônia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais começou com o governador e seu vice, Alberto Pinto Coleho (PP), passando pelo Hall das Bandeiras. Depois de dar uma pequena entrevista coletiva à imprensa, eles atravessaram um corredor formado por Dragões da Inconfidência e foram recepcionados por uma comissão de deputados e prefeitos, que os conduziram até o Plenário. A presença de um dos senadores eleitos por Minas, Aécio Neves, não ocorreu na ALMG e somente na solenidade do Palácio é que Anastasia encontrou seu antecessor.

Quem esteve presente na Assembleia foi o senador Itamar Franco (PPS), que recebeu elogios do governador sobre o trabalho feito em prol de Minas Gerais. Além dele, o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) e o senador Eduardo Azeredo ocuparam a mesa que celebrou a posse. Depois de serem empossados pelo presidente em exercício da casa, Doutor Viana (DEM), governador e vice receberam extensa salva de palmas por mais de cinco minutos.

Durante o discurso na Assembleia, o governador reeleito revelou outras prioridades do governo dando ênfase à saúde, segurança e educação. Além de citar como iria gerir o Estado com responsabilidade e controle. "Não seremos capazes de fazer a travessia para o pleno desenvolvimento sem ajustar com coragem os gastos com a máquina pública, reorientando os recursos para os investimentos", afirmou.

Ao final da solenidade, Anastasia deixou o Plenário sob a cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros e seguiu para a cerimônia comemorativa no Palácio da Liberdade, onde recebeu a Medalha da Inconfidência, honraria que corresponde ao que seria a faixa presidencial.

Na chegada ao Palácio, Anastasia foi recebido por alunos de uma escola estadual segurando balões vermelhos e brancos, que simbolizam as cores da bandeira de Minas. No segundo discurso, o governador falou sobre a importância do senador Aécio Neves em sua ascensão política e agradeceu, principalmente, a Tancredo Neves, avô de Aécio, por todo o trabalho feito por Minas Gerais.

Eleição de Anastasia

Antônio Augusto Junho Anastasia (PSDB) assumiu, em março de 2010, o cargo de governador do Estado de Minas Gerais. Ele era vice de Aécio Neves e, com a saída do ex-governador para disputar as eleições para o Senado Federal, ficou à frente do governo mineiro. No pleito de outubro de 2010, foi eleito no primeiro turno com 6.275.520 dos votos válidos, percentual correspondente a 62,72% do total. Durante a corrida eleitoral, seu principal concorrente ao Palácio Tiradentes foi o candidato Hélio Costa, do PMDB, que terminou com 3.419.622 dos votos (34,18%). O vice de Anastasia é o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, do PP.

No início da campanha para o governo do Estado, Anastasia começou em desvantagem em relação ao candidato Hélio Costa, que tinha como vice o petista Patrus Ananias. As pesquisas eleitorais apontavam uma diferença de 8% a favor do candidato do PMDB. O tucano conseguiu reverter a vantagem e derrotar o adversário ainda no primeiro turno, após contar com apoio irrestrito do senador Aécio Neves.

Aos 49 anos de idade, o belo-horizontino Antônio Anastasia é mestre em Direito Administrativo e foi professor da Escola de Direito, da Universidade Federal de Minas Gerais. A carreira acadêmica foi um dos pilares para 20 anos dedicados à vida política de Minas. Em 1991, Anastasia assumiu o primeiro cargo na administração do executivo estadual. Ele também foi secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, do então governador Hélio Garcia. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi ministro interino do Trabalho e secretário executivo do Ministério da Justiça.

Após o período que ficou em Brasília, retornou para Minas em 2002 e foi secretário de Planejamento no primeiro mandato de Aécio Neves, responsável pelo chamado choque de gestão. O programa foi implantado em 2002, quando Minas Gerais era um dos sete Estados brasileiros que não havia respeitado os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e possuía uma dívida alta e um gasto com folha de pagamento que consumiam, respectivamente, 275% e 66% da receita corrente líquida do Estado. Coordenada por Anastasia, à época secretário de Estado de Planejamento e Gestão, a política administrativa foi iniciada com a redução do número de secretarias e a diminuição dos gastos públicos. Em menos de dois anos, as medidas adotadas zeraram o déficit orçamentário do Estado de R$ 2,4 bilhões anuais e possibilitaram um ciclo de crescimento no Estado.

Secretariado:

Durante a solenidade de posse do novo secretariado, nesta segunda-feira, o governador Anastasia reforçou o compromisso com a transparência nas contas públicas, fazendo menção ao procurador do estado Moacyr Lobato. "O que temos de fazer em relação à Controladoria não é só a questão da corrupção, mas é, sim, a certeza da alocação correta e transparente dos recursos públicos, que, para nós, é algo muito importante", destacou. 

 

Os 22 novos secretários de estado e outros membros de equipe do governador Antonio Anastasia tomaram posse no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Desses, 19 ocupam secretarias permanentes e outros três assumem secretarias extraordinárias - da Copa do Mundo, de Gestão Metropolitana e Regularização Fundiária -, criadas por meio da Lei Delegada nº 179, publicada nesse domingo no Diário Oficial de Minas Gerais. 

A lei dispõe sobre a organização básica e a estrutura da Administração Pública do Poder Executivo do estado, com o objetivo de adequar a estrutura do governo de Minas dentro das secretarias anunciadas pelo governador na quarta-feira. 

A ex-secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão (PSDB), falou para a imprensa da capital e do interior, em nome dos secretários estaduais.

 


Confira quem coordena as secretarias que já existiam:

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues
Cultura - Eliane Parreiras
Defesa Social - Lafayete Andrada
Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Desenvolvimento Social - Wander Borges
Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto
Esporte e da Juventude - Bráulio Braz
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães
Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles
Turismo - Agostinho Patrus Filho
Educação - Ana Lúcia Gazzola
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas - Gil Pereira (a pasta deixou de ser extraordinária e se tornou permanente)

Quatro secretários serão mantidos:

Saúde - Antônio Jorge Souza Marques
Governo - Danilo de Castro
Fazenda - Leonardo Colombini
Planejamento e Gestão - Renata Vilhena

Duas secretarias foram criadas:

Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta
Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais

Foram criadas também outras três secretarias extraordinárias:

Regularização Fundiária - Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária
Copa do Mundo - Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira

O governador fez ainda nomeações para autarquias e outros órgãos estaduais:

Cemig - Djalma Morais
Copasa - Ricardo Simões
Codemig - Osvaldo Borges
Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) - Matheus Cotta Carvalho
Gasmig - Fuad Noman
Serviço Solidário de Assistência Social (Servas) - Andrea Neves
Secretaria-Geral - Gustavo Magalhães
Advocacia-Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli
Controladoria-Geral do Estado - Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador - Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais - Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil - Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros - Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto
Líder do Governo na Assembleia Legislativa – Luiz Humberto (PSDB)

Dilma toma posse, promete erradicar pobreza e mudar sistema tributário

02/01/2011 14:50

 

 

Dilma Rousseff  foi empossada neste sábado,  01 de janeiro, como presidente da República. Nos dois discursos que proferiu - no Congresso Nacional e no Parlatório do Palácio do Planalto - a nova presidente reafirmou o compromisso de combater a miséria e erradicar a pobreza. Falou também em mudanças no sistema de impostos e fez um aceno à oposição.

Segundo ela, a luta "mais obstinada" do novo governo será "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".

No primeiro discurso, que durou 40 minutos, Dilma reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa, disse que a corrupção "será combatida permanentemente" e que estende a mão aos partidos de oposição.

"A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou. Dilma prometeu ainda melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.

Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento, Dilma afirmou que " é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo".

Ela defendeu uma  máquina administrativa mais eficiente e medidas para racionalizar o sistema tributário.

"É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte", afirmou.

Dilma lembrou os tempos da juventude, quando combateu a ditadura militar e foi presa e torturada.

"Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor. Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem", disse.

No discurso, a presidente reafirmou seu compromisso com os valores democráticos. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos".

No discurso no Parlatório, Dilma agradeceu a "oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil".

Ela também prestou homenagem ao ex-presidente Lula. "Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida".

Dilma afirmou que apesar das conquistas obtidas no governo Lula ainda há muito por ser feito.

"Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento. Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos", declarou.

Preparativos
Antes de receber a faixa presidencial, Dilma 
permaneceu na Granja do Torto, residência oficial da presidente eleita durante o período de transição. Recebeu assessores, maquiadora e ganhou buquês de flores.

Às 14h05, Dilma deixou a Granja do Torto rumo ao Congresso Nacional. Por causa da chuva, ela fez o trajeto em carro fechado e teve de entrar pela Chapelaria, em vez de subir a rampa.

Às 14h51, Dilma fez o juramento de posse e discursou. Em seguida, o presidente do Senado, José Sarney, declarou Dilma e Temer empossados para a Presidência e vice-Presidência, respectivamente.

Às 16h32, Dilma Rousseff deixou o Congresso Nacional, passou em revista às tropas e beijou a bandeira do Brasil.

Depois, iniciou desfile em carro aberto, junto com a filha, Paula Rousseff, rumo ao Palácio do Planalto. Lá, subiu a rampa ao lado do vice-presidente, Michel Temer. Ambos foram recebidos por Lula, que passou a faixa presidencial para Dilma às 16h49. 

Às 16h54, Dilma discursou no Parlatório. Após o pronunciamento, recebeu cumprimentos de autoridades e chefes de Estado no Palácio do Planalto.

Depois, deu posse aos novos ministros. A presidente encerrou o dia participando de um coquetel no Itamaraty com chefes de Estado e autoridades.

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>