EMATER

 

Processo de Planejamento

O Processo de Planejamento na EMATER é tratado como um conjunto de procedimentos, organizados de forma participativa em toda a instituição e realizado de forma integrada com parceiros e clientes, que permite:
  • Orientar a prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas;
  • Organizar a ação institucional com foco no desenvolvimento sustentável;
  • Atender as expectativas do governo, dos clientes e suas organizações e dos parceiros.
     
     

    Grupo de Ações

    Para organização do processo de planejamento da instituição, as ações podem ser agrupadas em:
     
    • Ações de Organização Territorial.
    Atividades que têm por objetivo dotar municípios e territórios de ambiente propício à elaboração de planos de desenvolvimento. Estão relacionadas à discussão da realidade, definições de rumos, seleção de projetos prioritários, estruturação de planos e assessoramento a movimentos, conselhos e fóruns de desenvolvimento.
               
    • Ações Referenciais em Projetos e Atividades

    Atividades desenvolvidas de forma mais intensiva, visando o desenvolvimento de atividades de geração e agregação de renda, além de oportunizar a colocação da mão-de-obra no meio rural, onde são adotadas estratégias de trabalho para a construção de referências e socialização dos resultados junto a um número maior de agricultores familiares..

    • Ações de Qualificação dos Projetos e Atividades

    Ações de qualificação dos projetos trabalhados pela instituição. Consideradas ações transversais, estão ligadas aos projetos econômicos, com objetivo de garantir-lhes as dimensões social, ambiental e organizacional.

    • Execução de Programas e Políticas Públicas

    São projetos complementares ao desenvolvimento, ligados ao atendimento das necessidades mais imediatas dos agricultores e suas organizações, bem como a prestação de serviços de orientação técnica e execução de projetos e programas de caráter oficial.

    Organização das Ações

    As ações definidas em conjunto com clientes e parceiros e organizadas em projetos, têm início a partir da observação da realidade  vivida pelo público beneficiário. Esta realidade pode ser decodificada em dois componentes principais: os problemas ou desafios enfrentados por este público e as oportunidades que se apresentam. Ambos são mapeados, visando o desenvolvimento de estratégias que eliminem os problemas e maximizem as oportunidades.
     
    • Matriz de Integração entre Processos
    Trata-se da construção de uma matriz, na qual se integram os Projetos Econômicos, que têm por objetivo gerar renda, com os Projetos Estratégicos, que procuram “qualificá-los”, agregando ações com visão ambiental, social, de mercado, de  gestão, e de organização do produtor e da produção. Através desta matriz, procura-se atingir o equilíbrio e a sustentabilidade.
    • Geração de Referências
    A ação da instituição, organizada na forma de processos, visa obter ou gerar resultados melhores que os existentes na realidade local para socialização junto ao público beneficiário.
    • Socialização dos conhecimentos e dos resultados das referências
    Os resultados e o conhecimento gerados nas unidades referenciais são levados ao maior número possível de agricultores familiares, visando ampliação da abrangência do trabalho. Este processo de difusão ou de socialização das referências e conhecimentos é planejado e executado entre grupos informais e formais de agricultores, nas comunidades, nos municípios e nas Áreas de Programação Integrada.